Carnaval-Nadia-Pavarini-HOME

Previna-se contra infecções sexualmente transmissíveis

O período do Carnaval pode favorecer o aumento do consumo de álcool e drogas, e segundo o Ministério da Saúde, a redução de métodos contraceptivos, como preservativos. Esse comportamento facilita a transmissão de infecções sexuais graves, como Sífilis, HPV, HIV, Herpes Genital, Gonorreia e as Hepatites B e C.

“Em geral, as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) são causadas por vírus e bactérias, transmitidas principalmente durante o ato sexual sem proteção com pessoa infectada. Em muitos casos, o resultado é o aparecimento de feridas, corrimentos, bolhas e verrugas, que podem evoluir para complicações mais graves como câncer e até a morte”, explica Alberto Chebabo, infectologista do Lavoisier Laboratório e Imagem, laboratório da Dasa – líder em medicina diagnóstica no Brasil. “Porém, existem infecções que são assintomáticas e, por essa razão e pela gravidade, são recomendados, além da prevenção, o diagnóstico e o tratamento o mais rápido possível”, explica.

“As mulheres, mais do que os homens, devem estar atentas e redobrar os cuidados, já que os sintomas de algumas ISTs se confundem com as reações comuns de seu organismo”, finaliza.

Previna-se

Saiba mais sobre essas doenças

Dra. Nadia Pavarini

Fonte: News Lab

Leave a Reply

WhatsApp chat