coronavirus

O QUE É, CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO, DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma grande família de vírus que causa infecções respiratórias leves a moderadas em seres humanos e animais. Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960.

Geralmente causam doenças semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

O Ministério da Saúde tem realizado monitoramento diário da situação junto à OMS, que acompanha o assunto desde as primeiras notificações, em 31 de dezembro de 2019.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são mais brandos. 

Como o novo coronavírus é transmitido?

As investigações sobre o contágio ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa (contaminação por contato), está ocorrendo e pode se dar de maneira continuada. A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor. Apesar disso, ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha entre humanos.

O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Como prevenir o novo coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

  • evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • manter os ambientes bem ventilados;
  • evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

novo-coronavirus-interna

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Foto: Luís Oliveira / MS

O Ministério da Saúde instalou o Centro de Operações de Emergência (COE) – coronavírus parapreparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil. A sua estruturação permite a análise de dados e de informações para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e técnicos, na definição de estratégias e ações adequadas e oportunas para o enfrentamento de emergências em saúde pública.

Assista à coletiva com esclarecimentos e atualizações sobre o novo coronavírus – 31.01.2020

corona-virus-fakenews
Quando novas doenças surgem, começam também os boatos sobre elas. Para evitar que mais mentiras sobre o #Coronavírus se espalhem, confirme se as mensagens são verdadeiras antes de repassá-las. Procure o canal Saúde sem Fake News, do Ministério da Saúde, no endereço saude.gov.br/fakenews. Lá, você encontra respostas oficiais e atualizadas sobre fake news de saúde (inclusive sobre o Coronavírus). Se não encontrar a resposta no site, também pode enviar a mensagem para o WhatsApp: (61) 99289-4640
* O canal Saúde sem Fake News funciona em horário comercial *

Confira o painel online instantâneo estático desenvolvido pelo Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas (CSSE) para visualizar e rastrear os casos relatados em uma escala de tempo diária: Clique no Painel

corona virus

Leia a Matéria na íntegra CLIQUE AQUI

Fonte: Ministério da Saúde

Leave a Reply

WhatsApp chat