Mastalgia | Alteração Benigna das Mamas

Mastalgia é uma dor nos seios que pode não ser causada por nenhuma doença.

70% DAS MULHERES NO MUNDO SENTEM DOR NAS MAMAS, e o câncer de mama está pouco associado à mastalgia (0,8 a 2% dos casos)

A dor nas mamas pode não ser causada por doenças. Algumas causas comuns são sutiãs apertados, gravidez, menstruação, amamentação ou atividade física.

A Mastalgia é classificada em três tipos:  cíclica leve, cíclica moderada e severa, acíclica e não-mamária.

A Cíclica leve é uma dor ou desconforto que aparece nos três primeiros dias antes do período menstrual.

A Cíclica moderada e severa caracteriza-se por dor mamária com duração superior a uma semana. Sua intensidade é importante a ponto de interferir nas atividades da paciente, justificando o uso de medicação adequada.

A Acíclica promove uma dor mamária que não está relacionada ao ciclo menstrual. Pode ser contínua ou ocasional.

Existem ainda as dores não-mamárias, dor torácica referida sob as mamas. Geralmente, é dor musculoesquelética da parede costal, do dorso ou dos membros superiores e que se irradia para a mama.

Em 85% dos casos de dor nas mamas, o esclarecimento do médico é suficiente para o alívio dos sintomas, enquanto 15% pode ter necessidade de uso de medicação para o alívio da dor.

Marque uma consulta médica nos seguintes casos:

• agravamento
  • continua todos os dias por mais do que algumas semanas
  • ocorre somente em uma área da mama
  • interfere nas atividades diárias

Consulte um médico imediatamente nos seguintes casos:

• a dor é acompanhada por vermelhidão ou temperatura elevada
  • presença de nódulos
  • febre