É normal ser homossexual?

O que diz a psicologia? 

A homossexualidade é uma característica de quem sente atração física, emocional e espiritual por pessoas do mesmo sexo.

Segundo os estudos nesta área, ser homossexual é uma condição que já vem do nascimento, isto é, a pessoa não é homossexual ou heterossexual porque quer e sim porque isto já está pré determinado. 

Dar uma boneca para um menino ou um carrinho para a menina não fará deles homo ou heterossexuais. A atração pelo mesmo sexo ou pelo sexo oposto é algo espontâneo, que vem de dentro da pessoa e não há como mudar isto. É como o amor, não se pode induzir ou obrigar uma pessoa a amar outra porque é um sentimento espontâneo como é a orientação sexual. Em 1970, os psiquiatras afirmavam que a homossexualidade era uma doença mental o que contribuiu para a idéia de que a homossexualidade é uma condição que pode ser “curada”. Em 1993, a homossexualidade foi mundialmente retirada da lista de doenças mentais e declarada como forma natural do desenvolvimento sexual. O Conselho Federal de Psicologia estabeleceu normas para os profissionais sempre esclarecerem que homossexualidade não é doença psicológica, e sim a expressão de desejo por alguém do mesmo sexo. Caso um indivíduo apresente algum desgaste ou distúrbio psicológico provocado por sua orientação sexual e/ou sofra algum tipo de preconceito, o cuidado é muito importante para a busca de seu equilíbrio emocional.

Ser lésbica ou gay é normal? 

A orientação sexual reporta ao ser que é objeto de desejo da pessoa, e caracteriza-se pela atração física, emocional e espiritual por pessoas do mesmo sexo, do sexo oposto, ou por ambos. No inconsciente coletivo, a heterossexualidade é considerada o padrão da expressão da orientação sexual. Entretanto, a homossexualidade ocorre em paralelo com outras modalidades de atração sexual, como a bissexualidade e outras configurações de orientação sexual, que oscilam da atração absoluta pelo sexo oposto até inexistência de atração sexual, sem ser patológico.

IMPORTANTE: A pessoa desde pequena já manifesta esta condição sem que seja uma escolha dela ou sem que seja induzida pelos adultos. Portanto, não tem como escolher ser homossexual ou heterossexual.

Fonte: “O que os adolescentes querem saber sobre sexualidade?” 99 perguntas – Lara LA, Arruda EP, páginas 7 e 41

Leave a Reply

WhatsApp chat