Cisto ou Nódulo Mamário

Na maioria dos casos é apenas uma alteração benigna

O nódulo na mama é um pequeno caroço que, na maioria das vezes não é sinal de câncer, sendo apenas uma alteração benigna que não coloca a vida em risco.

Em alguns casos, para confirmar se um nódulo é benigno ou maligno a melhor forma é fazer uma biópsia, que consiste em retirar um pedaço do nódulo para ser avaliado em laboratório, de forma a identificar se existem células cancerígenas.

Este tipo de exame pode ser pedido pelo ginecologista ou mastologista e, normalmente, é feito assim que surgem alterações na mamografia ou ultrassom, que podem ser suspeitas de câncer de mama.

Através do autoexame da mama, a mulher também pode identificar algumas características que podem levá-la a desconfiar de um nódulo maligno. Nesses casos, é igualmente recomendado ir ao mastologista para fazer os exames necessários e confirmar se realmente existe risco de câncer.

Como tratar o nódulo

Quando existe um nódulo, mas o médico acha que não existem sinais de malignidade, o tratamento pode ser feito apenas com exames regulares a cada 6 meses, para avaliar se o nódulo está crescendo.

Se estiver crescendo, existe um maior risco de ser maligno e, aí, pode ser pedida uma biópsia.

No entanto, se a malignidade for confirmada com a biópsia, é iniciado o tratamento contra o câncer de mama que varia de acordo com o grau de desenvolvimento, mas que pode incluir cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, para eliminar as células cancerígenas.

Fonte Tua Saúde

#DraNadiaPavarini #Ginecologia #Obstetrícia #Histeroscopia #Laparoscopia #SaudeÍntima #SaudeIntimaFeminina #OutubroRosa #Conscientizacao #Mama #Mastalgia #Cisto #Nodulo