Entenda porquê o útero septado pode dificultar a gravidez

As principais consequências do útero septado são dificuldade para engravidar e abortos frequentes. O útero septado é uma alteração congênita, que ocorre quando o útero está dividido em dois por uma ‘parede’, que dificulta o desenvolvimento do feto podendo causar aborto.

Essa divisão do útero pode ser parcial, no caso de útero septado incompleto, ou total, no caso de útero septado completo, e o seu diagnóstico pode ser feito através de exames como a ultrassonografia, por exemplo. O tratamento do útero septado é feito através de uma cirurgia chamada histeroscopia cirúrgica , procedimento em que se retira a parede que divide o útero em dois e impede a gravidez.

O útero septado completo é totalmente dividido em dois
O útero septado incompleto é parcialmente dividido em dois

Sintomas de útero septado

Em geral, o útero septado não provoca sintomas, e só é descoberto durante exames de rotina com o ginecologista ou quando a mulher apresenta dificuldade para engravidar, tendo constantes abortos espontâneos. Esses abortos acontecem porque o septo impede a formação adequada do cordão umbilical, o que impede o feto receber todos os nutrientes necessários para se desenvolver.

Além disso, o septo que divide o útero em dois também impede o crescimento do bebê por falta de espaço suficiente no útero.

Diagnóstico do útero septado

O diagnóstico do útero septado é feito pelo ginecologista através de exames como ultrassonografia, curetagem uterina ou histerossalpingografia.

Muitas vezes o útero septado é confundido com o útero bicorno, que é quando o útero não está totalmente ligado ao colo do útero, e a diferenciação entre essas duas alterações pode ser feita através de ultrassonografia 3D ou por um exame chamado histeroscopia.

Cirurgia para útero septado

O tratamento do útero septado é feito através da retirada da parede que divide o útero em duas partes. Essa retirada é feita por meio de uma cirurgia chamada histeroscopia cirúrgica, onde um aparelho é introduzido através da vagina até o útero para a retirada do septo. Veja mais detalhes sobre este procedimento: Histeroscopia cirúrgica. 

Leia mais sobre: https://dranadiapavarini.com.br/histeroscopia-cirurgica/

Fonte: Tua Saúde

Leave a Reply

WhatsApp chat