Mitos e verdades sobre Osteoporose

mitos-osteoporose-Nadia-Pavarini-HOME

Doença já acomete 10 milhões de brasileiros

A osteoporose é uma patologia que acelera a perda de massa óssea, deixando os ossos mais frágeis e porosos. Ela costuma surgir na terceira idade e provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio. Com isso, os riscos de fraturas aumentam, principalmente no quadril, costela e colo do fêmur. De acordo com a Fundação Internacional da Osteoporose, a doença atinge 10 milhões de brasileiros e deve crescer 32% até 2050 no País. Diante deste cenário, o reumatologista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Dr. Levi Jales Neto, esclarece os principais mitos e verdades sobre a doença:

MITO ou VERDADE: apenas as mulheres desenvolvem a osteoporose

MITO. Homens também têm osteoporose, sendo prevalente após os 70 anos. Segundo a Fundação Internacional da Osteoporose, uma em cada três mulheres acima de 50 anos terá osteoporose. Entre os homens, o índice é de um em cinco. A chance entre as mulheres é maior por causa da diminuição de alguns hormônios após menopausa.

MITO ou VERDADE: apenas os laticínios são fontes boas de cálcio

MITO. Existe cálcio também de origem vegetal.  Como nozes, sementes, alho e vegetais de folha verde escura. É importante a consulta com o nutricionista para adaptar fontes variadas de cálcio no cardápio.

MITO ou VERDADE: hábitos alimentares ruins na infância podem influenciar

VERDADE. A massa óssea é formada na infância e adolescência e necessita do cálcio e da vitamina D para sua formação, geralmente proveniente de uma dieta equilibrada e exposição solar.

MITO ou VERDADE: é arriscado praticar atividades físicas

MITO. Somente as atividades de elevado impacto e atividades com flexão da coluna podem aumentar a incidência de fratura.

MITO ou VERDADE: osteoporose pode ser uma doença silenciosa

VERDADE. A maioria dos casos de osteoporose só é diagnosticada após a fratura, porque não apresentam sintomas. Por isso, é necessária a investigação com densitometria óssea durante os exames anuais para tratarmos preventivamente.

MITO ou VERDADE: osteoporose não possui cura e tratamento

MITO. Apesar de não haver cura, existem diversos tratamentos incluindo medicamentos e medidas não medicamentosas. O tratamento depende de cada paciente, por isso é fundamental acompanhamento médico.

MITO ou VERDADE: alimentação e exercícios físicos são formas de prevenção

VERDADE. Diversos estudos comprovam essas medidas como prevenção. Por isso, é fundamental a inclusão de alimentos ricos em cálcio na dieta, além de manter uma alimentação equilibrada. Já a atividade física exerce pressão sob o tecido ósseo, estimulando sua formação e rigidez. Sem contar o desenvolvimento do reflexo e equilíbrio, prevenindo quedas.

Por GUIA DA FARMÁCIA