Mamografia | Quando aparecem alterações

Quando a mamografia ou ultrassom encontram alterações suspeitas, é recomendada uma biópsia.

O diagnóstico de câncer de mama somente pode ser estabelecido mediante uma biópsia de área suspeita que seja analisada por um patologista e laudada como sendo um câncer.

A realização desta biópsia, no entanto, somente ocorre em face de alguma alteração suspeita, seja no exame físico, seja na mamografia.

Além disso, mulheres sem alterações ao exame clínico das mamas podem ter alterações detectadas na mamografia de rotina, que deve ser realizada em todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Atualmente não basta dizer que se trata de câncer de mama, pois existem diversos tipos e dentro destes, diversas características tumorais, que podem determinar de maneira distinta desde o planejamento da cirurgia, até o da quimioterapia e radioterapia ou outras terapias.

Classificação nos exames de mamografia

O resultado da mamografia é padronizado, utilizando o sistema de classificação BI-RADS e, por isso, o resultado do exame pode ser:

  • Categoria 0: exame não conseguiu caracterizar alterações e é necessário outros exames complementares;
  • Categoria 1: resultado normal, devendo ser repetido em 1 ano;
  • Categoria 2: alterações benignas, sem risco de câncer, devendo ser repetido em 1 ano;
  • Categoria 3: alterações provavelmente benignas, com risco de câncer de 3% e é recomendado repetir o exame em 6 meses;
  • Categoria 4: alterações suspeitas de malignidade e o risco de câncer é de 20%, sendo necessária a realização de biópsia e avaliação anatomopatológica do tecido da mama;
  • Categoria 5: alterações provavelmente malignas com risco de câncer de 95%, estando indicada cirurgia para remover a alteração, podendo ser feita biopsia pré-operatória;
  • Categoria 6: diagnóstico de câncer de mama estabelecido.

(Fonte www.tuasaude.com)

O nódulo na mama hipoecogênico ou hipoecoico é apenas uma expressão que aparece nos relatórios dos exames de imagem, não indicando a gravidade ou malignidade do nódulo.

#DraNadiaPavarini #Ginecologia #Obstetrícia #Histeroscopia #Laparoscopia #SaudeÍntima #SaudeIntimaFeminina #OutubroRosa #Conscientizacao #Mama #Mastalgia #Cisto #Nodulo #Mamografia

Leave a Reply

WhatsApp chat